segunda-feira, 8 de março de 2010

::: De que igreja você é?

Você alguma vez já ouviu a pergunta: de que igreja você é?
Eu já, muitas vezes...
Quero convidá-lo(a) a assistir este micro-vídeo pra refletir comigo sobre o tema.
Deixe seu comentário, ta!?



Vale lembrar o que disse o ir. João Martins:
“Igreja é qualquer coisa que acontece para além do templo – em todo o lugar; para além do domingo – todos os dias; para além do 'culto' – em tudo que fazemos na vida; para além do clero:  todos nós temos a medida do Espírito Santo na nossa vida, todos somos a manifestação de Deus, onde Deus vive e habita!"

Grande abraço e paz!

14 comentários:

  1. Amados irmãos de Ijui.
    Muito nos alegramos em ver o vosso trabalho no Senhor Jesus.
    Nos alegramos em ver que o que vcs tem recebido é resultado da revelação divina que esta na Palavra do nosso Deus.
    Aleluia.
    Irmãos de Rio Grande,RS.

    ResponderExcluir
  2. Queridos em Ijui, ficamos muito alegres e encorajados com o que Deus tem feito no vosso meio e queremos declarar que somos um com vocês neste caminho. Irmãos em Caxias Do Sul, RS.

    ResponderExcluir
  3. Queridos irmãos em Ijui ficamos muito alegres e encorajados com o vosso testemunho daquilo que Deus tem feito no vosso meio, queremos desde de ja afirmar nossa unanimidade convosco neste caminho. irmãos em Caxias Do Sul, RS

    ResponderExcluir
  4. Esse vídeo traz realmente o mais simples e objetivo significado da palavra igreja. O que aconteceu na história é me parte lamentável e em parte bom, pois assim como Paulo escrevia às igrejas, (como ele o faria se não houvesse um endereço constituído?), outros tem se apropriado desse termo para validar suas piores intenções. Mas a cultura atual reconhece, de forma mundial, que uma organização cristã é uma igreja, já que nela encontramos cristãos (integrantes do corpo de Cristo), e sua formalização - estatutos, CNPJ, e outros detalhes foram confeccionados a fim de seu melhor funcionamento (quando trata de pessoas, cuidados assim são aconselháveis pois que se diga: ninguém é perfeito, sempre tem alguém aprontando), mas equivocadamente existe o emprego de igreja para o templo, o prédio, a sala onde os grupos se reunem, quer sejam grandes ou pequenas construções, quer sejam de acesso público ou residências.
    Mas a preocupação do produtor desse vídeo é legítima, e se inclui na Igreja apenas quem se coloca nos termos de seu líder: receber Jesus como Senhor de sua vida!
    Deus vos abençoe, irmãos de Ijuí!

    ResponderExcluir
  5. Olá, irmãos, muito bom. Esse é o caminho que o remanescente dos filhos de Deus vão ter de tomar de agora em diante. Os escândalos com os meios cristãos vão acontecer cada vez mais, sabendo nós que isto não serve para julgamento nosso, mas sim, como um pesar da soma dos nossos erros em querer devotar e sistematizar um viver e servir à Deus, sendo que as obras do Espírito Santo que tinhamos que ter buscado (Galatas 5.22-23)por intermédio do crer, estas preciosas e caras de se obter vêem a nossas vidas por uma fé simples.
    Os discipulos perguntavam a Cristo por onde eles haveriam de começar a servir à Deus, e Jesus lhes respondia que a obra de Deus consentia em Crêr somente. O bom é crermos na suficiente verdade que sendo nós chamados pelo mesmo Espírito, procuremos viver juntos na comunhão do Filho mesmo sendo muito diferentes nas nossas almas. E fazendo sem esforcismo e constrangimento, mas a medida em que o Espírito vai suprindo nos nossos espíritos os sentimentos de aproximaçao e necessidade de vida espiritual no valor que vamos descobrindo que ela tem. E assim liberalmente procuramos o apoio a comunhão progressiva com os demais que possuem esta fé sem querer formar uma nova congregação,("nova igreja"), mas sim somente e simplesmente a comunhão dos irmãos em Cristo. Aonde está o Espírito, aí há liberdade". (II Cor.3.17)
    Abraço irmãos. Aqui é Sandro de Araranguá-SC e Junior de Caxias do Sul-RS)

    ResponderExcluir
  6. Mas olá, irmãos! É mesmo um ponto de grandes debates essa perguntinha do vídeo, né?
    Mas a coisa é simples, Igreja mesmo só tem uma, e isso por que o fundamento dela é Cristo! Então, muitos grupos denominacionais, mesmo se dizendo Igreja, na verdade não são nada, e muitos grupos, mesmo não sabendo, são Igreja, são Corpo de Cristo na sua Escência - tem Jesus como Senhor de suas vidas. Mas a questão cultural da palavra soa muito alto em nossos dias, e até satanistas nomeiam suas coisas de igreja. O fato é que, por mais diversos que sejam os entendimentos, Igreja só há de uma forma, onde dois ou três estejam reunidos em nome de Jesus, e tomara sejam esses grupos tão frutíferos que sua contagem alcance milhares, congregue tantos quanto vivam na imediação, tudo para a Glória do único Deus!
    É para Ele que digo: Aleluia!
    Abraços ao povo, aos irmãos amados de Jesus!
    pastor

    ResponderExcluir
  7. Olá irmãos, sou Igreja em Cruz Alta é com satisfação que soube de vocês, e que desejam servir o Senhor Jesus, como em Atos, já vivemos na visão a 25 anos aqui em Cruz Alta, mais detalhes e contato com Pr. Gilberto Souza, (55) 3324-2502 ou pelo nosso Site é www.igrejaemcruzalta.com.br
    Ass. Boris Dalton, Igreja em Cruz Alta-RS

    ResponderExcluir
  8. Temo que o que mais causa divisão não seja a questão denominacional, mas sim a questão sectarismo. Desculpe, mas a realidade é que os grupos não denominacionais são os mais sectarios, não possuem comunhão ou integração com outros movimentos do Corpo ... Se fechar em um teologia do "umbigo" não resolve, deve-se viver a Bíblia toda, não apenas Atos.

    ResponderExcluir
  9. Sim, anônimo, tb penso que o sectarismo seja o maior problema! Entretanto, isto não anula o fato de que o denominacionalismo seja a expressão externa deste sectarismo (temos aqui uma relação causa-conseqüência).

    Sim, anônimo, muitos grupos não-denominacionais estão fechados em si mesmos; mas, outros tantos, não estão! A Igreja, o Corpo de Cristo, está absolutamente aberta(o) aos seus membros! Afirmar o contrário seria, no mínimo imaturo - e, este é o motivo pelo qual os grupos não-denominacionais se fecham tão hermeticamente - por imaturidade na Palavra; por não discernirem, p.e., entre Rm 14 e 16. Não, não sou a favor de ecumenismo (como num movimento que procura integrar a partir das denominações). Não há aprofundamento de vida espiritual em algo assim. Por outro lado, creio (e vejo o exemplo disto por todo o NT - e não somente em Atos) que há vida, vigor espiritual, crescimento e amadurecimento na comunhão do Corpo de Cristo (onde quer que ela ocorra, mas isto, insisto, a partir de seus membros, os regenerados, arrolados, sim, no Livro da Vida e, não no rol de membros de denominações) - a comunhão genuína acontece nunca devido, mas, apesar das denominações (e hermenêuticas, e filosofias particulares).
    E, por fim, vc tem toda a razão em dizer não à "Teologia do Umbigo" hehe (vc cunhou este neologismo?) - não podemos andar alheios, independentes, indiferentes ao que o Senhor tem revelado ao Seu corpo (a Igreja) em todo o mundo na época presente.
    Obrigado por escrever!
    Continuemos a nos aprofundar na Palavra! Com este movimento, nosso encontro será inevitável qto mais fundo escavarmos...
    Paz no Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  10. Irmãos de Ijuí,
    Esta pergunta incomoda-me desde 1976 quando decidir andar pelas pisadas de Jesus Cristo, mas não conseguia ter uma resposta convincente. Somente estudando e ouvindo mais da palavra de Deus que obtive a resposta. Que o Senhor continue levantando mais homens que embadeiram a Sua verdade, Chiquinho de Goiânia facilva@gmail.com 6292291030

    ResponderExcluir
  11. teologia do imbigo, hahehihohuhuhu!!!!!
    Veja só, quer receber alfinetadas, detrela pra "cristão" poder debater, aí poderemos verificar o que há de mais descomunal na raça humana, há pessoas que cruzam a barreira do inferno na colérica tentativa de se fazer acatado em sua teologia do imbigo. hihihi!
    Abraços, Marlon!
    Deus vos abençoe, abençoe aos irmãos em Jesus, e caiam por terra as desavenças de ordem doutrinária!
    Não tenho conta p entrar, então mecoloco anonimo, por enquanto.
    Imbigo. hihihi!

    ResponderExcluir
  12. Abraço "Anônimo"!
    Sim, sim: "caiam por terra as desavenças de ordem doutrinária" - qdo não for uma questão de ortodoxia (de outra forma teremos um caldo sincrético que não faria jus à natureza do Evangelho).
    Que o Senhor abençoe vc tb!!!
    Ah, registre-se e identifique-se, por favor.
    Abc,
    Marlon.

    ResponderExcluir
  13. Amados irmãos seguidores de Jesus Cristo, q a Graça, q a Paz q a Sua Sabedoria se estenda por todo o universo...
    Saber o q é a Igreja ñ é simplesmente a razão, fundamentalmente é praticar!

    ResponderExcluir
  14. Graças ao Senhor pela revelação que o Pai nos deu em Mt 16, deixando-nos claro quanto a um viver normal da igreja quando anunciou aos seus discípulos o desejo do seu coração nos versículos 24 a 27. Que o Senhor nos mantenha firmes Nele, querendo seguir o Cordeiro aonde quer que vá.
    Que Deus continue abençoando a Ig em Ijuí.

    ResponderExcluir